A história da Catedral Nossa Senhora Aparecida – por Ravel Gimenes

A História da Paróquia e Catedral Nossa Senhora Aparecida se inicia com a fundação de Votuporanga, juntamente com o desenvolvimento econômico e social da cidade. Nesse texto foi elaborada uma pequena Linha do Tempo especificamente sobre a fundação até o final da construção e criação da diocese, entre esse intervalo de tempo existiram eventos que foram de extrema importância para a cidade e o estudo da história da paróquia, para uma explanação mais detalhada recomendo o site da paróquia que se encontra logo abaixo do texto.

Espero que com o uso das imagens e a leitura do texto seja possível aos visitantes conhecerem melhor esse local abençoado, e caso não conheça a Igreja,  fica o convite para visitar essa magnífica construção de arquitetura gótica (em breve escreverei um texto sobre as características e comparações das construções góticas). Gostaria de agradecer imensamente ao Padre Gilmar Margotto pelo entendimento do trabalho histórico e por franquear nossa entrada aos locais de acesso restrito.

Linha do Tempo:

* A primeira missa foi celebrada pelo Presbítero Isidoro Cordeiro Paranhos no dia da fundação em 1937 às 15:00hs. Entre 1939/40 com o massivo apoio dos populares recém-chegados foi erguida a primeira igreja (ficava no local que hoje está a fonte luminosa), em Dezembro de 1943 Dom Lafayette Libânio, bispo da diocese de São José do Rio Preto decreta a criação da paróquia, mas somente em Março de 1947 ela recebe o nome da Padroeira do Brasil.
* No final de 1953 é abençoada a pedra fundamental para a construção da nova igreja com o projeto do Engenheiro Dante Andreolli a construção inicio-se em Março de 1954.
* Em Novembro de 1958 após quatro anos de dedicação e esforços da população foi celebrada a  missa inaugural exatamente às 17 Horas do dia 12, celebrada por Dom Lafayette Libânio, na mesma data às 08 horas o querido Frei Arnaldo rezava a ultima missa na antiga Capela.
* Os famosos e radiantes vitrais começaram a serem fixados em Fevereiro de 1960. Já em Novembro de 1963 é finalizada a construção da torre Oeste.
* Janeiro de 1964 o altar de mármore é consagrado também por Dom Lafayette Libânio, quase um mês após o inicio da sua construção.
* Ao longo do ano de 1966 tivemos a inauguração dos Lustres, o inicio da pintura dos forros sendo que o piso de mármore e a pintura do foro foram finalizados em Novembro do mesmo ano.
* As luzes vermelhas (iluminação de alerta) foram colocadas em Dezembro de 1973, já em Maio de 75 aconteceu a inauguração dos relógios.
* 20/07/2016 – O Papa Francisco cria a diocese de Votuporanga e nomeou seu primeiro bispo, Monsenhor Moacir Aparecido Freitas. A diocese foi desmembrada das dioceses de Rio Preto e de Jales e será sufragânea da Arquidiocese de São José do Rio Preto. A diocese de Votuporanga é formada pelas cidades de: Álvares Florence, Américo de Campos, Buritama, Cardoso, Cosmorama, Floreal, Gastão Vidigal, Lourdes, Macaubal, Magda, Monções, Nhandeara, Nova Luzitânia, Parisi, Paulo de Faria, Planalto, Pontes Gestal, Riolândia, Sebastianópolis do Sul, Tanabi, Turiúba, União Paulista, Valentim Gentil, Votuporanga e Zacarias.
Referência Bibliográfica:
Paróquia Nossa Senhora Aparecida Votuporanga-SP.
Disponível em: < www.nossasenhoravotuporanga.com.br>
Acesso em: 01 de Maio 2017

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password