50 anos do Clube de Desbravadores Brisas Suaves

Há 50 anos atrás em Votuporanga um grupo de crianças e jovens animados se reunia pela primeira vez. Organizados em grupos, portando lenços no pescoço. Começava ali o Clube de Desbravadores Brisas Suaves, o nome, uma homenagem à cidade.

O Clube de Desbravadores está presente em mais de 160 países, com 90.000 sedes e mais de 1 milhão e meio de participantes pelo mundo. São meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor, religião. Reúnem-se, em geral, uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza. Atualmente Votuporanga possui dois clubes: além do cinquentenário Brisas Suaves, há um clube mais novo, localizado no Jardim Bom Clima, o Beth-El. Este ano o Clube Brisas Suaves está atuando com 40 desbravadores e mais 22 componentes na diretoria. Durante todos esses anos já passaram pelo clube cerca de 1800 desbravadores, e pela sua diretoria 600 pessoas. Sendo que todo esse trabalho desenvolvido pela diretoria é voluntário e sem fins lucrativos.

Os Desbravadores vibram com atividades ao ar livre. Gostam de acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas. Sabem cozinhar ao ar livre, fazendo fogo sem fósforo. Demonstram habilidade com a disciplina através de ordem unida e têm a criatividade despertada pelas artes manuais. Combatem, também, o uso do fumo, álcool e drogas. Trabalham em equipe procurando sempre serem úteis à comunidade. Prestam, também, socorro em calamidades e participam ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes. Em tudo o que fazem procuram desenvolver amor a Deus e à Pátria e, além disso, fazem muitos amigos.

Segundo o desbravador João Ronaldo Gualberto, de 11 anos e que está há 2 anos no clube, “ser desbravador é viver aventuras durante o ano, fazer novos amigos e aprender coisas novas”. O que ele mais gosta de fazer é acampar. No clube ele aprende a ser amigo da natureza, respeitar as pessoas, e a se manter longe de vícios e problemas.

O Brisas Suaves destaca-se como um dos melhores Clubes de Desbravadores na região oeste do estado de São Paulo, mantendo sempre o padrão 5 estrelas, o nível mais alto que um Clube pode alcançar, tendo colecionado ao longo desses anos diversos troféus.

O Clube de Desbravadores Brisas Suaves é bem conhecido na cidade e região. Com sua tradicional fanfarra, está presente em desfiles cívicos e outros eventos da comunidade votuporanguense, como por exemplo, ajudando no plantio de árvores, conscientizando a população contra a violência infantil através do projeto Quebrando o Silêncio, ou arrecadando alimentos para o Mutirão de Natal.

Segundo o atual diretor do Clube, Rodrigo Garcia, “o Clube de Desbravadores oferece à cidade de Votuporanga um estilo de vida diferenciado. Ensinando as crianças que em um mundo de corrupção, sedentarismo, glutonaria e falta de fé, é possível fazer a diferença seguindo os princípios de Deus. Ele oferece atividades físicas, mentais e espirituais ajudando nossas crianças, futuros governantes e profissionais a tomarem decisões importantes para nosso país.”

Neste final de semana o Clube Brisas Suaves estará em festa, celebrando os 50 anos de existência. Para marcar a data uma programação especial está sendo preparada. Entre as atrações, destaca-se a presença ilustre de Jason MacCraken, um dos pioneiros mundiais do Clube de Desbravadores e atual capelão da USAF Civil Air Patrol (Estados Unidos). MacCraken vem ao Brasil especialmente para este evento, que contará ainda com a presença de outras autoridades, entre elas o prefeito de Votuporanga, João Dado.

Para ter-se uma ideia da dimensão desse acontecimento para o Clube, a TV Novo Tempo (canal 184 na NET) fará uma cobertura especial a nível nacional, mostrando para todo o Brasil o que acontecerá no sábado, dia 30, no auditório da comunidade Adventista (R. Santa Catarina, centro). Além de todas as solenidades do evento, haverá um momento especial onde serão entregues 50 cestas básicas (simbolizando cada ano do Clube) para o prefeito João Dado que depois as destinará para instituições da cidade.

Crianças de 10 a 15 anos ainda podem participar das atividades do Clube em 2018. Interessados podem fazer contato através da página do Clube no Facebook: https://www.facebook.com/ClubeBrisasSuaves

 

Para saber mais: Site dos Desbravadores no Brasil: https://www.adventistas.org/pt/desbravadores/ Facebook do Clube Brisas Suaves: https://www.facebook.com/ClubeBrisasSuaves

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password