45.ª Bon Odori será dia 1.º de agosto

Tradicional festa da colônia japonesa acontecerá no Ginásio de Esporte “Jane Maria de Lacerda Soares” – CSU, a partir das 20h

A Ancevo (Associação Nipo Cultural e Esportiva de Votuporanga) promoverá, dia 1.° de agosto deste ano, a 45.ª edição do Bon Odori, tradicional festa da colônia japonesa.
Assim como no ano passado, a festa será realizada no Ginásio de Esporte “Jane Maria de Lacerda Soares” – CSU (Centro Social Urbano), a partir das 20h.
O evento tem entrada franca, e haverá venda de comidas e bebidas típicas da colônia. Estarão presentes caravanas inúmeras cidades da região.
O 45.° Bon Odori integra a programação de festividades alusivas ao 78º aniversário de Votuporanga.
Ao contrário de edições anteriores, a tradicional festa oriental não coincidirá com a Expo/Fisav, que pelo segundo ano consecutivo, não será realizada.

Ritual
A cerimônia representa um ritual budista, realizado para homenagear os espíritos ancestrais, unindo dança e canções fielmente orientais. Existem várias lendas referentes ao surgimento do Bon Odori, mas não há um relato oficial.
A tradução de Obon é finado e Odori significa dança. A cerimônia é para reverenciar os ancestrais e agradecer pela boa colheita, por isso, as coreografias consistem em movimentos delicados e simples, com gestos típicos do homem do campo, como colher, ceifar, semear, agradecer e festejar.
A decoração, que terá direito a faixas e às famosas “chochis” (lanternas orientais), é assinada pelos membros da Ancevo. Fernanda Ribeiro Ishikawa/Diário de Votuporanga

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password