3ª EDIÇÃO DO FLIV CELEBRA CENTENARIO DE VINICIUS DE MORAES

FLIV (Festival Literário de Votuporanga) chega à sua terceira edição em 2013 e presta homenagem ao centenário do poeta Vinicius de Moraes.

Com uma extensa programação, que envolve feira de livros, oficinas, bate-papos e atrações artísticas, o 3º FLIV será realizado de 30 de abril a 10 de maio, em uma estrutura especialmente montada para o evento na Avenida dos Bancários, ao lado do Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”. Mais de 6 mil metros quadrados dedicados à cultura, à arte e à educação.

A abertura oficial da 3ª edição do FLIV será no dia 30 de abril, a partir das 19h, com destaque para o show do cantor Toquinho, um dos ícones da MPB, que terá como convidada especial a cantora Tiê.

Grandes nomes da literatura nacional, além de artistas da música e da dança, protagonizam as atividades do 3º FLIV. A proposta é oferecer atrações de qualidade para manter a missão do evento literário de transformar Votuporanga numa cidade de leitores, cultivando o hábito de leitura entre os votuporanguenses desde a infância.

Com curadoria do Clube de Autores, a programação do FLIV envolve atividades que vão refletir sobre o samba, o tempo, a poesia, a música e tantos outros temas que marcaram a trajetória de Vinícius de Moraes.

Realizado pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, e pela Associação Zequinha de Abreu, o FLIV pretende atrair um público de 40 mil pessoas nos 10 dias de atividades, superando a marca de 30 mil pessoas da edição do ano passado.

 

Feira de livros

Todas as atividades do FLIV 2013 são gratuitas. Na feira do livro, as pessoas encontrarão títulos a partir de R$ 0,50. A expectativa da organização é de que 50 mil livros sejam comercializados durante a terceira edição, superando a marca dos 41 mil títulos vendidos em 2012. Participam da feira de livros do FLIV, as livrarias Espaço e Premier, além do Bookafé, Caravana da Leitura e Sebo Votuporanga.

No Pavilhão do FLIV, os visitantes terão uma programação diária com apresentações teatrais, oficinas criativas e contações de histórias. Há atividade para toda a família, principalmente para as crianças, além de palestras voltadas exclusivamente aos professores.

O Centro de Convenções e o Atol Cultural também farão parte da estrutura da terceira edição do FLIV. O auditório abrigará as rodas de conversas com os escritores convidados pelo Clube de Autores, além das apresentações do 10º Fórum Internacional da Dança do Estado de São Paulo e da 1ª Mostra Internacional de Dança de Votuporanga. Já o espaço do Atol Cultural terá programação para crianças, jovens e adultos com oficinas, shows e bate-papos com escritores.

 

Convidados

Nas rodas de conversas do FLIV 2013, estarão presentes o escritor Paulo Lins, autor do livro “Cidade de Deus” (adaptado para o cinema por Fernando Meirelles), que vai participar de um bate-papo sobre samba, cinema e literatura mediado pelo poeta, encenador e tradutor Leo Gonçalves. Já o escritor Marcelino Freire e o poeta Sérgio Vaz participarão de uma roda de conversa sobre literatura marginal mediada pelo jornalistaLuiz Nadal.

Vinicius de Moraes, homenageado da edição 2013, ganha a cena do FLIV com o poeta e ensaístaAntonio Cícero, conhecido pelas composições cantadas por Marina Lima, sua irmã, e outros tantos cantores, e o colunista do jornal “O Globo” Francisco Bosco, que terão como mediador o professor de literatura Frederico Barbosa, patrono do festival literário deste ano.

Também passarão pelo FLIV 2013 o editor e crítico literário Reynaldo Damazio, a poeta Alice Ruiz, o jornalista e escritor Humberto Werneck, o escritor e compositor Braulio Tavares, a jornalista e quadrinistaAlexandra Moraes e o desenhista André Dahmer. Entre convidados da região para mediadores estãoSusanna Busato, professora de poesia brasileira da Unesp Rio Preto, o jornalista votuporanguense Orlando Ribeiro e o cartunista e ilustrador Orlandeli, também de Rio Preto.

O FLIV 2013 tem patrocínio da Usina Colombo e Açúcar Caravelas, Governo do Estado de São Paulo, Unifev, Clube de Autores, TV TEM e Fundação Itaú Social, além de apoio do Sescoop/SP, Abaçaí – Organização Social de Cultura e Atol Cultural. O evento é produzido com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, por meio do ProAC ICMS (Programa de Ação Cultural).

 

Dança em cena

A dança também ganha a cena em Votuporanga, com dois importantes eventos realizados concomitantemente ao FLIV 2013: a 10ª edição do Fórum Internacional da Dança do Estado de São Pauloe a 1ª Mostra Internacional de Dança de Votuporanga.

As apresentações do 10º Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo começarão no dia 30 de abril. O evento é organizado pela Associação de Amigos da Arte e Mantenedores da Virtual Companhia de Dança, em parceria com as prefeituras de Votuporanga, Catanduva e São Jose do Rio Preto. Em Votuporanga, o Fórum levará 12 espetáculos do Brasil (Recife, Natal, Salvador e Votuporanga), Estados Unidos, Holanda, Argentina, Chile, México, Itália e Bolívia.

Fórum Internacional de Dança tem patrocínio da Caixa Econômica Federal, além do apoio financeiro do Programa Iberescena (Espanha), NPN – National Performance Network (Estados Unidos), Dirac – Governo do Chile (Chile) e apoio institucional do Festival Vivadança (Salvador – BA), Mostra Internacional de Dança de Votuporanga, Festival Cuerpo Digital (Bolívia), Aecid (Espanha), Funarte e Governo Federal.

Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, a Mostra Internacional de Dança de Votuporanga terá seis apresentações da cidade, de São José do Rio Preto e de Combourg, na França. A programação gratuita terá início no dia 5 de maio. A 1ª Mostra Internacional da Dança tem patrocínio do Governo do Estado de São Paulo.

 

FLIV 2013

Solenidade de abertura: 30 de abril, às 19h

(Centro de Convenções ‘Jornalista Nelson Camargo’)

 

Abertura do Fórum Internacional da Dança: 30 de abril, às 20h30

(Palco II – Av. dos Bancários)

 

Show Toquinho e Tiê: 30 de abril, às 21h30

(Palco Principal – Av. dos Bancários)

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password