Santa Casa precisa de doadores de sangue O negativo

Na última segunda-feira foi comemorado o Dia Internacional do doador voluntário de sangue. O jornal A Cidade entrou em contato com a assessoria de imprensa da Santa Casa de Votuporanga e obteve a informação de que o sangue que mais está em falta no estoque do hospital é O negativo.

 

Estoque
O responsável pela Agência Transfusional da Santa Casa de Votuporanga, Luciano Guimarães Ferreira, explica como está o estoque na cidade. “Estamos em alerta, pois, com a aproximação das festas de final de ano, o número de doadores, normalmente, diminui. O abastecimento dos hemocomponentes na agência transfusional é realizado pelo Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis e ocorre duas vezes por semana”.

 
O setor tem carência de todos os tipos sanguíneos, porém os mais usados são os tipos A e O positivos, que são tipagens mais comuns, acarretando uma quantidade maior de utilização entre os receptores. “Observamos grande dificuldade de encontrar doadores do tipo O negativo, o conhecido doador universal. Este tipo de sangue pode ser transfundido para qualquer pessoa, independente da tipagem do paciente receptor. Ele é muito utilizado, observando os critérios, em situações de emergência”, falou.

 

Interessados em doar
Os doadores de Votuporanga que quiserem fazer a doação de sangue devem se dirigir ao Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis, que fica na rua Simão dos Santos Gomes, nº 266, anexo ao pronto-socorro da Santa Casa de Fernandópolis. Para as pessoas que não dispõem de veículo próprio, a Santa Casa de Votuporanga, em parceria com a Secretaria de Saúde do município, garante o transporte do doador sem nenhum custo. Basta ligar no (17) 3405-9133, ramal 173, entre as 8h e 11h ou das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, e agendar um horário com a funcionária da Agência Transfusional da Santa Casa de Votuporanga.

 

Capacitação
A Santa Casa capacita constantemente sua equipe de enfermagem, quanto aos critérios utilizados no processo de transfusão de sangue. Além disso, o hospital está vinculado ao Hemocentro de Ribeirão Preto, garantindo o abastecimento de sangue a toda necessidade dos pacientes da Santa Casa.

 
O Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis é a unidade mais próxima credenciada para fazer a coleta do sangue e a Santa Casa de Votuporanga está à disposição para oferecer todas as informações necessárias sobre como realizar a doação.

 
Os requisitos básicos para ser doador de sangue, são: estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 67 anos; pesar no mínimo 50kg; estar descansado, bem disposto e alimentado; e apresentar documento original com foto.

 

Karolline Bianconi – A Cidade

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password