2ª Semana do Bebê promove desenvolvimento da criança na primeira infância

“A Semana do Bebê de Votuporanga vem nesta segunda edição aprimorando sua programação a fim de abranger um número maior de participantes.

O evento integra a causa Primeírissima Infância, que desde 2009 já acontece no município para promover os cuidados necessários para o bom desenvolvimento da criança, desde o período de gestação até os três anos de vida” argumenta Luzia Aparecida Zurundi Figueira, diretora da Educação Básica da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga e coordenadora daPrimeiríssima Infância.

 

A 2ª Semana do Bebê de Votuporanga acontecerá de 16 a 23 de setembro e contará com uma programação exclusiva nas unidades de saúde (PAS, consultórios municipais e USF), nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nas unidades de Educação Infantil (CEMEI’s) do município.

Dentro da Semana ocorrerá ainda o “I Festival da Primeiríssima Infância”, na Praça da Matriz, de 19 a 23 de setembro, das 9 às 21 horas, com oficinas de preparo de papinhas, musicalização, pintura em tecido, contação de histórias, brincadeiras, passeata, entre outros.

E, nos dias 21 e 22 será realizado também o “1º Seminário Internacional da Primeiríssima Infância”, que acontecerá no auditório da Cidade Universitária da Unifev (Centro Universitário de Votuporanga), às 8h30 e às 17h, voltada para profissionais das áreas de saúde, assistência social e da educação infantil das redes públicas e privada do município. Já no sábado (22/9), a palestra com a neurocientista, educadora e doutora em Ciências da Educação, Anna Lúcia Campos, do Peru, será no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, a partir das 9h. Toda a programação é gratuita.

 

Para Luzia, “a Semana do Bebê de Votuporanga pretende consolidar-se como um dos eventos de maior significância para mobilização social de nossa comunidade. Além de alertar a população para os cuidados necessários nos primeiros anos de vida do bebê, a semana objetiva discutir outros assuntos relevantes, bem como criar canais de comunicação que divulguem a importância da infância por um mundo de paz”, enfatiza a coordenadora.

 

A 2ª Semana do Bebê traz como tema este ano: “Família cuidada, Criança feliz” e vem mostrar o quanto são decisivas as primeiras experiências afetivas do bebê para a formação do apego, de sua identidade, crescimento e desenvolvimento psicossocial. “Para o bebê, a troca de carinho e a estimulação são essenciais para sua formação. O toque traz benefícios e faz com que se sintam protegidos, amparados e com uma sensação de alegria e prazer, o que lhes será de grande significado na vida adulta”, destacou Luzia.

 

Para a coordenadora da Primeiríssima Infância, os cuidados que a criança recebe da mãe são muito importantes, “pois é no útero que ela experimentará as primeiras sensações de vida. Uma mãe bem orientada poderá transmitir ao bebê, no período de gestação, as boas sensações que certamente trarão benefícios à criança após o nascimento. Esses cuidados e afetos precisam ser compartilhados por toda a família ou por qualquer um de seus cuidadores”, argumentou Luzia.

 

Confira a programação completa da 2ª Semana do Bebê, do 1º Festival da Primeiríssima Infância e do 1º Seminário Internacional da Primeiríssima Infância no site: www.primeirissimavotu.com.br. Todas as atividades são gratuitas.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password