2ª Engatinhata acontece neste sábado na Praça São Bento

Se aventurar no chão desenvolve a capacidade motora e é engatinhando que os pequenos aprendem noções de espaço e distância, alinha a coluna e se prepara para ficar de pé e andar

 

Neste sábado, dia 7 de dezembro, a Praça São Bento será explorada de uma forma diferente, já que inúmeros bebês passarão pelo local para participar da “2ª Engatinhata de Votuporanga”, com o tema “Engatinhar é o primeiro passo para ganhar o mundo”. As 50 primeiras mães acompanhadas com seus filhos ganharão brinde. O evento terá início às 8h30 e segue até o meio-dia.

 

Engatinhar é um direito de todo bebê. Se aventurar no chão desenvolve a capacidade motora e é engatinhando que os pequenos aprendem noções de espaço e distância, alinha a sua coluna e se prepara para ficar de pé e andar.

 

Estudos relatam que crianças que não engatinham podem andar mais tarde e, posteriormente tem grandes chances de apresentar dificuldades no aprendizado. “O engatinhar é um exercício motor importante. A tentativa de ‘balançar o esqueleto’, mesmo que desordenadamente, estimula a coordenação visual para os movimentos que, mais tarde a criança vai usar para ler e escrever”, destacou a fisioterapeuta Lana Cristine Webb.

 

Segundo a coordenadora do Programa Primeiríssima Infância, Luzia Aparecida Zurundi Figueira, a  Engatinhata é uma iniciativa que visa informar aos pais sobre a importância deste ato, “por este motivo é que transformamos uma praça da cidade em um lugar propício para os pequenos, que poderão engatinhar e brincar à vontade. Este já é o segundo ano que realizamos o evento e temos certeza que reunirá diversos bebês, assim como foi o primeiro”, destacou Luzia.

 

A 2ª Engatinhata é uma realização da Prefeitura de Votuporanga em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Centro Universitário de Votuporanga – Unifev, por meio do programa da Primeiríssima Infância.

 

Programa Primeiríssima Infância

Com o objetivo de promover o desenvolvimento nos primeiros anos de vida, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) investe em um grande programa chamado Primeiríssima Infância, com várias iniciativas voltadas aos primeiros três anos de vida, quando as crianças passam pelas importantes transformações, como o estabelecimento de 70% das conexões neurais do cérebro.

 

Os projetos do Primeiríssima Infância visam disseminar o conhecimento sobre a gestação e a faixa etária entre zero e três anos, promover a articulação, envolver e mobilizar diferentes setores da sociedade para a prática de ações que contribuam para o Desenvolvimento da Primeira Infância no cotidiano. A iniciativa engloba intervenções sociais em municípios, incentivo a pesquisas, realização de cursos e simpósios, elaboração de publicações, entre outras ações.

 

Em Votuporanga, durante o último mês de agosto, aconteceu a “3ª Semana do Bebê” com atividades e palestras nas unidades de saúde (PAS, consultórios municipais, USF’s), nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nas unidades de Educação Infantil (CEMEI’s) do município. Juntamente com a “3ª Semana do Bebê”, aconteceu também o “2º Seminário da Primeiríssima Infância”. Todos os eventos fizeram parte do projeto Primeiríssima Infância.

 

Foto: André Luiz D. Takahashi

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password