2,1 milhões ainda não declararam Imposto de Renda

Restando algumas horas do prazo final para entrega das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2012, ano-base 2011, 2,1 milhões de contribuintes ainda não acertaram as contas com o Leão. De acordo com a Receita Federal, 22,9 milhões de brasileiros entregaram suas declarações até as 11h desta segunda-feira.

O prazo para a entrega termina às 23h59 de hoje. A multa pelo atraso na entrega é de R$ 165,74. Se o contribuinte estiver em dívida com o Fisco, poderá ser penalizado em até 20% do imposto devido, com o risco de ter o número do CPF suspenso. Caso tenha restituição, a multa será deduzida da restituição.

Quem deixou para a última hora e ainda não entregou o documento tem a opção de enviar a declaração incompleta para evitar a multa e retificar depois. Nesse caso, um dos cuidados que deve ser tomado é entregar a declaração retificadora no mesmo modelo (completo ou simplificado) utilizado para a declaração original se a correção for feita ainda hoje. Se a entrega for antes desta data ainda é possível alterar o modelo.

É fundamental que o contribuinte possua o número do recibo de entrega da declaração anterior para fazer a retificadora. Para saber como fazer a retificação, consulte as informações disponíveis na página da Receita, no item Declaração/Retificação.

O programa gerador da declaração está disponível no site da Receita. O contribuinte também deve baixar o Receitanet, aplicativo para transmissão dos dados, no mesmo endereço. A declaração pode ser enviada pela internet ou entregue em disquetes de computador nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password