1ª Mostra de Plastimodelismo da região será realizada em Votuporanga

No dia 1 de dezembro, Votuporanga sediará a “1ª Mostra Cultural de Plastimodelismo”. Esse será o primeiro evento do gênero a ser realizado na região. Um grupo de plastimodelistas vão expor suas peças no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” com entrada gratuita ao público.

A mostra vai reunir várias miniaturas de construções, figuras, ruínas, aviões, helicópteros, veículos e blindados. Segundo Bruno Mantovani Vila, organizador do evento, “todos os modelos são miniaturas em escala, fabricadas em plástico e ou resina, sendo que as escalas variam de 1:700 até 1:6 dependendo do objeto. Os modelos normalmente vêm em “sprue” de onde as peças são destacadas, montadas e pintadas.”

Haverá também a troca de experiências com a participação de expositores de São José do Rio Preto e de um expositor de Potirendaba, que trará modelos como o do avião de caça-bombardeiro da Marinha Americana, o F-4 Phantom II, que foi premiado em uma competição realizada em Catanduva no início do ano.

Segundo o organizador vários modelos são famosos e serão identificados pelo público que visitar a mostra. “A grande maioria das miniaturas existentes no mercado tiveram relevância histórica e serão facilmente reconhecidas”, afirma Vila.

Dentre uma das maiores peças da exposição estará um caminhão russo, o Zil-157, transportando um míssil SA-2, que tem cerca de 50 cm de comprimento, e é feito na escala de 1:35. Já entre os menores itens há o caminhão alemão da 2ª Guerra Mundial, o Opel, que conta com cerca de 7 cm de comprimento, montado na escala de 1:72.

Plastimodelismo

No plastimodelismo, os adeptos montam ou constroem miniaturas fiéis aos modelos reais por meio de kits plásticos pré-moldados ou até mesmo por peças construídas pelo próprio modelista. Quando montados por meio dos kits, o processo começa com uma pesquisa para conhecer os detalhes do objeto a ser montado, então as peças são pintadas a mão e encaixadas ou coladas.

Em média, para se obter uma réplica perfeita, são necessários cerca de cinco dias. Os preços dos kits variam entre R$ 50 a R$ 1000 e possuem níveis de dificuldade que variam pelos detalhes e quantidade de peças.

Serviço

A “1ª Mostra Cultural de Plastimodelismo” será realizada no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, na Av. dos Bancários nº. 3299, em Votuporanga das 9h às 16h com entrada franca.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password