19 de novembro – Dia da Bandeira – Carlão Pignatari

Neste dia 19 de novembro comemoramos o Dia da Bandeira, uma data que começou a fazer parte da história no nosso país após a Proclamação da República, no ano de 1889.
Para refletirmos sobre a importância desta data, devemos lembrar de que não se trata apenas de um pedaço de pano, mas sim que simboliza o amor à pátria, cidades, Estados, exército, instituições religiosas e governamentais.
Analisando a nossa Bandeira Nacional podemos notar que existem 27 estrelas desenhadas que representam os Estados brasileiros e o Distrito Federal. A cor verde representa nossas matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o céu e o branco a paz que deve existir no coração de todos os brasileiros. O termo Ordem e progresso significa o amor pelo princípio e a ordem por base, por fim o progresso.
As bandeiras e seus hinos servem para representar um sentimento de unidade e patriotismo. Cria na população um sentimento que pertence a uma nação.
Embora para muitos possa ser apenas uma data esquecida no passado ou lembrada sem nenhum carinho, a bandeira do Brasil é um símbolo que emociona, pelo orgulho que nos remete a Pátria que devemos defender. É a simbologia de cada Estado em prol da união de ordem e progresso.
As Bandeiras de cada canto do Brasil trazem um pedacinho de sua gente e mesmo diante de todo este sentimento de amor à pátria, o que vimos são pessoas que não se respeitam e se perdem muitas vezes em tamanha violência.
Vimos bandeiras sendo representadas em atos de manifestações, que infelizmente causada na maioria das vezes por agressões e destruições, assim como aconteceu recentemente, nos manifestos que se espalharam por todo o Brasil, no mês de junho.
Diante de nossa bandeira devemos respeito em sinal do que ela representa, por isso precisamos honrá-la e defendê-la, sendo uma forma de demonstrarmos que amamos o país onde vivemos.
É o momento de lembrarmos e homenagearmos o símbolo que representa nossa pátria, manifestando amor a nossa história e que cada um seja responsável pela construção de um país cada vez melhor.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password