18 bombeiros se formam em curso de afogamento

Os alunos fizeram o Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT) durante 45 dias que é realizado em duas fases: em ambientes controlados e em ambientes abertos. O curso é especializado em busca e salvamento de afogados.

Os 18 bombeiros mergulhadores de várias cidades da região que fizeram o Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT) se formaram hoje (12), após 45 dias de curso, que teve Votuporanga como base de operação. O evento foi realizado no Votuporanga Clube. O curso foi coordenado pelo comandante do posto de Bombeiros de Votuporanga, tenente Alex Brito, capitão Renato Neves e pelo comandante do posto de bombeiros de Fernandópolis, tenente Gustavo Domingos.

Durante os dias de curso, os 18 alunos adquiriram conhecimento e estão aptos à busca e salvamento de afogados. A princípio, os mergulhadores iniciaram o curso em seis metros de profundidade, no tanque da base do Corpo de Bombeiros da cidade, até chegarem ao final do curso mergulhando em até 40 metros de profundidade.

Para o Tenente Coronel, Ricardo Garcia Salem, do 13° GB, o curso foi coordenado por uma equipe de grande experiência. “O 13° GB atende cerca de 97 municípios da região, que são compostos por vários rios, lagos, represas e prainhas. Desta forma, há a necessidade da prevenção, e necessidade de bombeiros capacitados para atender a ocorrências de busca e salvamento de afogados”, disse.

Em 2012, 45 pessoas morreram afogadas na região; em 2013 foram 34 e neste ano há o registro de 14 pessoas que perderam suas vidas em afogamentos. Segundo o Tenente Coronel, houve uma redução de mais de 50%.

Para ele, uma falha pode ser fatal. “Este curso é de grande importância. Além de que os bombeiros passam por atividades de alto risco, ou seja, é o curso mais difícil de ser realizado. Para serem aprovados para iniciar o curso, os candidatos precisam ter excelente condição de saúde, tranquilidade e equilíbrio próprio. Eles já estão capacitados e especializados a desenvolverem as técnicas nas ocorrências do gênero”, concluiu Salem.

Durante o treinamento, os bombeiros realizaram provas em várias cidades da região, como Cardoso e Rubinéia. Durante a cerimônia, eles receberam os certificados de conclusão e os três melhores receberam premiações especiais.

Uma grande bandeira do Brasil surgiu das águas da piscina do Clube no encerramento da formatura. O evento contou com a participação dos familiares, da imprensa, e lideranças dos bombeiros de São José do Rio Preto, Fernandópolis e demais cidades da região.

Confira o nome dos alunos:

1 – Renato Lopes Fernandes (destaque n° 1);

2 – Cassio Bindela Martins (destaque n° 2);

3 – Fábio Henrique Giovani (destaque n° 3);

4 – Fernando Mançano;

5 – Diego Moraes Silva Machado;

6 – Osvaldo dos Santos Junior;

7 – Anderson Ricardo Nanci;

8 – Danilo José Celeste Frontera;

9 – Gidion Pedro da Silva;

10 – Paulo Manoel de Medeiros;

11 – Roney da Silva Perez;

12 – Leonardo Cardoso Pereira;

13 – Igor Roberto Beltran Camillo Dias;

14 – Antonio Ricardo Lindoso;

15 – Eduardo Martins de Oliveira;

16 – Roque Daniel Natalin Antoline;

17 – Claudio Roberto Mendonça;

18 – Juliano Bonfatto.

Paola Munhoz/Votunews

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password