11ª Semana do Bebê: Projeto multidisciplinar envolve políticas públicas nos cuidados e proteção às crianças

Fundo Social de Solidariedade entrega Kit Bebê a gestantes que recebem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde; Santa Casa e Ame também são parceiros

 

A Prefeitura de Votuporanga estabelece a Semana do Bebê como prioridade na agenda do município, afim de contribuir efetivamente com o desenvolvimento infantil assegurando atenção adequada à saúde das crianças na fase da primeiríssima infância, período compreendido entre gestação e o sexto ano de vida. Por isso, a Secretaria da Saúde junto ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Santa Casa e Fundo Social de Solidariedade, desenvolve diversos trabalhos direcionados ao bem-estar, por meio de programas de acompanhamentos médico e nutricional antes, durante e após o nascimento do bebê.

Fundo Social, Santa Casa e Ame
O trabalho desenvolvido pela Secretaria da Saúde de Votuporanga tem o cuidado e preocupação em oferecer às gestantes, mais saúde, qualidade de vida e bem estar durante todo o processo gestacional, passando pelo parto e pós-parto até o desenvolvimento da criança ao completar dois anos de vida, além da realização de exames neonatais de triagem, que são os exames dos pés, da orelha, língua, coração e olho, puericultura e imunização. Há também acompanhamento nutricional através de programas de vigilância alimentar e de pesagem e avaliação de autismo para as crianças da Atenção Primária.

Para as gestantes usuárias de álcool e outras drogas, o cuidado é feito através de um grupo técnico intersetorial e também com entrega de um kit higiênico durante o pré-natal, contendo testagem da Covid-19, repelente, máscaras faciais e álcool em gel.

Durante a gestação, as gestantes que recebem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, também têm apoio do Fundo Social, que faz a entrega do Kit Bebê. O kit é composto por acessórios com cobertor, fraldas, toalha, meias, macacão, além de produtos de higiene como termômetro, cotonete, álcool líquido 70º e pomada contra assaduras.

Um dos serviços oferecidos pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que atua em parceria com as Unidades Básicas da Secretaria da Saúde de Votuporanga, durante a gestação, é o atendimento de Obstetrícia de Alto Risco, que é direcionado a mulheres que tiveram complicações em gestações anteriores, portadoras de doenças crônicas ou que, durante o período gestacional, desenvolvem hipertensão ou diabetes. Essas pacientes são direcionadas a tratamento por meio de acompanhamento médico e uma equipe multiprofissional, garantindo assim os cuidados necessários a elas e também à formação saudável do bebê.

Outra prestação de serviço é a visita de gestantes à Santa Casa junto a uma equipe multidisciplinar, composta por médica obstétrica, enfermeiro obstétrico e psicóloga, mas que, devido à pandemia foi adaptada e vem sendo realizada de forma virtual com transmissão ao vivo pelo canal do hospital no YouTube. Outra ação com a participação de profissionais é o acompanhamento que acontece semanalmente na Maternidade, Pediatria e no setor de internação clínica médica, feita por enfermeiros, psicólogos e assistente social com o intuito de avaliar o serviço prestado, fortalecer vínculo com a paciente e família e identificar demandas na parte social e psicológica para compor um cuidado integral.

“Esse é um projeto multidisciplinar que, além da saúde, envolve também outras políticas públicas com o objetivo de cuidados e proteção às crianças. Na área da saúde, o acompanhamento se dá durante o planejamento familiar, a partir do pré-natal, passando pelo período puerpério até a criança completar seis anos, por meio de medicamentos e alimentação nutricional necessária para um bom crescimento e desenvolvimento.
Nós sabemos que hoje, uma criança quando bem cuidada, assistida e nutrida em seus aspectos físicos e emocionais, serão os adultos de amanhã, nossos governantes e profissionais que estarão cuidando de todos nós”, afirma a secretária da Saúde, Ivonete Félix.

Programação Presencial
Quinta-feira (26/08)
8h: Atividade “Shantala”, no CEMEI “Dr. Abílio Calile”, localizado na rua Valdevir de Oliveira Guena, nº 2.225 (Parque Residencial do Lago)

Sexta-feira (27/08)
9h: Atividade “Musicalização para Bebês”, no CEMEI “José Modesto Sobrinho”, localizado na avenida Conde Francisco Matarazzo, nº 2.139 (Palmeira I)

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password