Publicado: ter, abr 3rd, 2018

“Música na Rede” leva aulas de instrumentos para crianças de escolas municipais

Iniciativa oferece aulas de flauta doce e percussão popular a cerca de 80 alunos do 1º ao 5º ano, em três unidades de ensino.

Desenvolvido pela Prefeitura de Votuporanga, numa parceria entre as secretarias da Educação e da Cultura e Turismo, o projeto “Música na Rede” é uma iniciativa que procura levar arte e cultura aos alunos da rede municipal de ensino com aulas gratuitas de iniciação musical e musicalização infantil.

O projeto foi implantado no município em 2014 e atualmente atende cerca de 80 estudantes dos Centros de Educação Municipal (CEMs) “Prof. Faustino Pedroso”, no bairro San Remo; “Prof.ª. Clary Brandão Bertocini”, na Chácara das Paineiras; e “Prof. Orozimbo Furtado Filho”, no distrito de Simonsen.

 

As atividades do “Música na Rede” são desenvolvidas nas próprias escolas, com foco voltado para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, matriculados em tempo integral.

 

A secretária da Cultura e Turismo, Silvia Stipp, destaca que as aulas transcendem o mero fazer musical e trabalham aspectos como convivência em grupo, canto, expressões corporais, sociabilidade, disciplina, relações pessoais, concentração e comportamento, contribuindo para a formação da personalidade dos estudantes e tornando-os melhor preparados para o futuro.

 

De acordo com o maestro Mazinho Sartori, coordenador do projeto e diretor da Escola Municipal de Artes “João Cornachione ‘Oscarito’”, o “Música na Rede” é uma iniciativa “que pretende ampliar os conhecimentos e habilidades culturais e artísticas dos alunos participantes, abrindo as perspectivas dessas crianças para a música, por meio do contato com instrumentos durante suas atividades extracurriculares”.

 

Segundo o maestro, “alguns dos alunos que já passaram pelo projeto em anos anteriores, hoje, fazem parte das orquestras mantidas pela Escola Municipal Artes, o que comprova a eficácia das estratégias do ‘Música na Rede’ para que novos talentos sejam despertados e aprimorados”.

 

Atualmente, o projeto oferece aulas semanais de flauta doce, comandadas pelo maestro Mazinho, e de percussão popular, coordenadas pelo professor Daniel Rodrigues.

 

As aulas de flauta acontecem às terças-feiras, das 8h às 10h, no CEM “Prof. Faustino Pedroso”, e das 13h30, às 15h30, no CEM “Prof.ª. Clary Brandão Bertocini”. Já as aulas de percussão são realizadas às sextas-feiras, das 13h30 às 15h30, no CEM “Prof. Orozimbo Furtado Filho”.