Publicado: sex, dez 1st, 2017

Museu Municipal recebe exposição sobre conquistas da pessoa com deficiência

Mostra integra a programação da 8ª Virada Inclusiva e segue aberta à visitação até 10 de dezembro

A partir desta sexta-feira (1/12), o Museu Municipal “Edward Coruripe da Costa”, sediado no Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, recebe a Exposição Retrátil do Memorial da Inclusão. A mostra reúne aproximadamente setecentos documentos selecionados, que contam a história do movimento social da pessoa com deficiência, compondo uma leitura de suas lutas e conquistas.

A exposição é realizada numa parceria entre a Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo, e integra a programação da 8ª Virada Inclusiva, realizada anualmente, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro.

A mostra trazida a Votuporanga é composta por 12 painéis retráteis autoportantes, que reúnem uma síntese do acervo permanente do Memorial da Inclusão, exposto na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, localizada no bairro paulistano da Barra Funda.

A exposição fica aberta à visitação até o dia 10 dezembro, com entrada gratuita.

O Museu Municipal “Edward Coruripe da Costa” atende o público de terça a sexta-feira, das 9h30 às 19h; e, aos sábados e domingos, das 15h às 21h. Para mais informações, o telefone para contato é o (17) 3405-9670, ramal 201.

 

Biblioteca Municipal

Como parte da Virada Inclusiva, a Biblioteca Municipal “Castro Alves”, também localizada no Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, fará uma seleção especial de obras literárias, que abordam temas ligados à pessoa com deficiência, à inclusão e à promoção da diversidade.

Além dos livros regulares, também serão expostos, em local de destaque, exemplares de títulos disponíveis em formatos acessíveis, como Braie, audiolivro, livro falado, versão “Leitura Fácil” e DAISY (Digital Accessible Information System), que utiliza voz humana ou sintética de acordo com os protocolos internacionais de acessibilidade.

 

8ª Virada Inclusiva

Neste ano, a Virada Inclusiva chega à sua oitava edição e será realizada entre os dias 1º e 3 de dezembro, em diversas localidades.

Além de celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado na data de 3 de dezembro, o evento incentiva e possibilita que pessoas com e sem deficiência possam estar juntas em ações inclusivas, realizadas em espaços públicos, como ruas, praças, parques, museus, teatros e estações de metrô.

Idealizada e coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Virada conta com uma ampla rede de parceiros e colaboradores voluntários, dos mais diversos setores, que realizam inúmeras atividades culturais, esportivas e de lazer, criando uma extensa grade de programação acessível, que teve início no estado de São Paulo e vem se ampliando em uma grande celebração internacional.

 

Memorial da Inclusão

O “Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência” é um órgão da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que cumpre o papel de promover a realização de estudos, debates e pesquisas sobre a vida e a realidade da pessoa com deficiência e seus familiares, bem como a conscientização dos diversos setores da sociedade sobre problemas, necessidades, potencialidades e direitos desses cidadãos.

O Memorial da Inclusão trata dos temas ligados à pessoa com deficiência por meio do registro da memória e da história do movimento social desse segmento que, desde meados da década de 1970, tem lutado para conquistar direitos e construir uma sociedade cada vez mais democrática e aberta à diversidade.

 

SERVIÇO:

Exposição Retrátil do “Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência”

Data: de sexta-feira (1/12) até 10 de dezembro

Horário: de terça a sexta-feira, das 9h30 às 19h; e, aos sábados e domingos, das 15h às 21h

Local: Museu Municipal “Edward Coruripe da Costa” – Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali” (Av. Francisco Ramalho de Mendonça, nº 3112 – Jardim Alvorada | Parque da Cultura)

Realização: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo

Entrada gratuita | Classificação: Livre