Publicado: sex, nov 10th, 2017

Santa Casa recebe visita técnica da Central de Transplantes

Serviço de captação de órgãos da Instituição foi elogiado; procedimento para retirada de coração foi executado com sucesso

A Santa Casa de Votuporanga recebeu a visita técnica da Central de Transplantes Regional nesta semana. A diretora técnica de Saúde, Claudia Wolf, estava acompanhada da enfermeira da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital de Base de São José do Rio Preto (HB), Regiane Sampaio.
Elas foram recepcionadas pela gerente assistencial Alessandra Zanovelli, pela coordenadora de enfermagem da Comissão Intra-Hospitalar de Transplante (CIHT), Kelly Trindade Almeida, e coordenador de Qualidade, Adriano Marques. “A visita foi importante, para fortalecer o relacionamento com a Central, que sistematiza os procedimentos na região”, disse Alessandra.
Na ocasião, as profissionais ressaltaram o serviço de captação do Hospital, que existe desde 2012. No final de semana, a Santa Casa efetuou uma captação de múltiplos órgãos, sendo inédita de coração. Além do coração, foram retirados fígado, rins e córneas, salvando vidas e levando esperança a pacientes que aguardam transplante.
Um avião da Força Aérea Brasileira auxiliou no transporte. O cirurgião cardiovascular Ernesto Frank Cisneros Lopez e a enfermeira Déborah Santos Ribeiro, do Hospital Albert Einstein (SP), utilizaram a aeronave para chegar até Votuporanga. Para a captação de fígado e rins, profissionais que fazem parte da Organização de Procura de Órgãos do Hospital de Base – Equipe da OPO-SJRP – participaram do procedimento. São eles os médicos Dr. Giuliano Bento (cirurgião), Dr. Rafael Melo (residente) e o enfermeiro James da Luz Rol (OPO). 
O serviço existe desde 2012 na Instituição e oferece a chance de doar os órgãos e multiplicar o gesto, colaborando no ato da doação e também insere o Hospital no sistema nacional de transplante. “Até 2016, foram 210 procedimentos, quando fomos considerados a segunda Instituição que mais capta córneas da região. A última captação coloca nosso serviço como referência. Ficamos muito emocionados, por ser um procedimento tão complexo”, afirmou Kelly Almeida.
A Comissão está vinculada à Equipe da OPO-SJRP (Organização de Procura de Órgãos do Hospital de Base) que promove a ligação com a rede Nacional de Transplantes.