Publicado: seg, out 23rd, 2017

Shows, bate-papo e contações de histórias marcam primeiro final de semana do Fliv

Abertura da sétima edição do festival contou a presença de autoridades, organizadores e apoiadores

O primeiro final de semana da 7ª edição do Fliv – Festival Literário de Votuporanga movimentou o Parque da Cultura, no último sábado (21/10) e domingo (22/10), com mais de 30 horas de atividades culturais inteiramente gratuitas e abertas a todos os públicos.

O evento é uma realização da Prefeitura de Votuporanga e da Secretaria de Estado da Cultura, com execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e o apoio de diversas empresas e instituições.

 

A noite do sábado foi marcada pela abertura do festival, que contou uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica da Escola Municipal de Artes “João Cornachione Oscarito”, sob a regência do maestro Mazinho Sartori, no Palco Principal do evento. Na sequência, foi realizada a cerimônia oficial de abertura, que contou com a presença de autoridades, apoiadores, organizadores e imprensa.

 

Durante seu discurso, o prefeito João Dado destacou a importância dos parceiros e patrocinadores para a concretização do festival e aproveitou a oportunidade para parabenizar a organização do evento. “A união é o que permite transformarmos sonho em realidade. O Fliv só é possível quando temos parceiros que são amigos de Votuporanga. Um muito obrigado a cada um que se empenhou para este evento e acreditou em nossa proposta. Parabéns a todos, desde a equipe da Prefeitura até todas as empresas e instituições apoiadoras”, finalizou.

 

Além do prefeito, também estiveram presentes na solenidade: a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mônica Pesciotto de Carvalho; a secretária municipal da Cultura e Turismo, Silvia Stipp; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Osmair Ferrari; Jane Eliza, representando a Secretaria Municipal da Educação; o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Cultura, Alessandro Soares; produtor artístico da APAA, Silvio Marcondes de Castro; o presidente da Unifev, Celso Luiz Alves dos Santos; o diretor regional da TV TEM, Luiz Ricardo Queiroz; o supervisor de vendas do Grupo Pacaembu, Renan Figueiredo; e o presidente da Associação Comercial de Votuporanga, Celso Penha Vasconcelos.

 

Após a cerimônia, o público pôde conferir o show da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, que encerrou a noite com um repertório de canções autorais e clássicos da música popular brasileira, como “Tigresa”, de Caetano Veloso, e “Pagu”, de Rita Lee e Zélia Duncan.

 

Domingo

No domingo, a programação teve início logo pela manhã, com sessões de contação de histórias, que seguiram até a tarde, comandadas por Dani Ribeiro, Daniela Aguas e a Cia. Entre Aspas. Espaços como o Galpão Fliv e a Biblioteca Municipal Castro Alves foram ocupados com as oficinas “Brinquedo Cantado”, com Jussara Belone; “Criatividade em Papercraft”, com Maurício e Graziella Fuscaldo; e o workshop “Dois pra lá, dois pra cá”, da academia Compasso.

Ao longo do dia, o Parque da Cultura também sediou atividades físicas, como yoga, com Luci Sanches; oficina e demonstração de técnicas de slackline, com Michel Scalle; e ballet aéreo com tecido acrobático, com Mariana Maricato.

 

No final da tarde, o palco do auditório externo do Centro de Cultura e Turismo recebeu o espetáculo “Grande Circo Humano”, comandado pelo Coral Canto Livre, que trouxe interpretações de clássicos da MPB, sob a regência do maestro e pianista Marcio Zarsi.

 

À noite, o espetáculo “Escambo”, da Cia. 2 Atos, trouxe a linguagem do palhaço para o deck do Parque da Cultura, com uma narrativa sobre disputa e união, enquanto o Galpão Fliv recebeu uma aula livre de danças urbana, com Ticko Bboy.

 

Já a sala Cinema Cultural recebeu a escritora e jornalista Daniela Arbex para um bate-papo sobre seu premiado livro “Holocausto Brasileiro”. O público lotou o espaço e teve a oportunidade interagir com a autora, após a conversa, durante uma sessão de autógrafos.

 

Fechando a programação do final de semana, o cantor e ator global André Frateschi contagiou o público com um show realizado no Palco Principal. O artista, vencedor da mais recente temporada do programa televisivo “PopStar” interpretou canções autorais e versões de clássicos do rock nacional e internacional, como “Tempo Perdido”, da banda brasiliense Legião Urbana, e “With or Without You”, do grupo irlandês U2.

 

Programação completa

A programação completa do Fliv 2017 está disponível para download e pode ser conferida no site www.flivotuporanga.com.br ou pelo facebook.com.br/flivotuporanga.

 

Organização

O Fliv 2017 é realizado pela Prefeitura de Votuporanga e pelo Governo do Estado de São Paulo, com execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e o co-patrocínio da Unifev e Facchini. São apoiadores culturais: StarB, Cantoia Figueiredo, Coacavo, Expresso Itamarati, Grupo Pacaembu, Oficinas Culturais, Poiesis – Organização Social de Cultura, Programa Qualificação em Artes – Ademar Guerra, Casa das Rosas, Ponto MIS, Sescoop/SP, SICOOB/Credlíder, SP Leituras – Organização Social de Cultura, Vikstar e Ville Hotel Gramadão. São parceiros: Senac Votuporanga, Cofgo Agri, Laranjão Supermercados – Votuporanga e Câmara de Vereadores. A promoção do evento é da TV TEM – Globo.