Publicado: seg, out 2nd, 2017

Biblioteca Municipal procura voluntários para programa literário do Governo do Estado

Interessados em contribuir com o “Viagem Literária” devem entrar em contato com a Secretaria da Cultura e Turismo

A Biblioteca Municipal “Castro Alves” está em busca de voluntários que desejem contribuir com o módulo de Escrita Criativa do programa “Viagem Literária”, realizado em Votuporanga pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, e com execução da Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura (SP Leituras) e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB).

Durante o mês de setembro, o objetivo do programa é incentivar a realização de oficinas de Escrita Criativa nas bibliotecas públicas municipais paulistas, por meio de atividades que poderão ser oferecidas por colaboradores locais, como bibliotecários, educadores, estudantes e pessoas com experiência ou interesse em áreas do conhecimento ligadas à literatura e à escrita.

 

 

 

Os colaboradores deverão atender grupos de até 20 pessoas, majoritariamente formados por jovens e adultos com habilidade e interesse em aprimorar técnicas de escrita literária. As atividades ministradas durante o módulo darão direito a certificação, tanto do facilitador quanto dos alunos participantes.

 

 

 

Em Votuporanga, aqueles que desejarem participar da iniciativa como facilitadores voluntários devem procurar a Secretaria da Cultura e Turismo, de terça a sexta-feira, das 9h30 às 19h. A sede da pasta está localizada junto ao Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali”, na avenida Francisco Ramalho de Mendonça, nº 3112 (Jardim Alvorada). Para mais informações, o telefone é para contato é o (17) 3405-9670.

 

 

 

Sobre o programa “Viagem Literária”

 

O programa “Viagem Literária” foi lançado em 2008 e, desde o início, mesmo tendo assumido diferentes formatos, manteve seu objetivo de promover encontros de escritores, contadores de histórias e outros importantes artistas brasileiros com frequentadores das bibliotecas públicas de municípios paulistas.

 

 

 

Atualmente, o “Viagem Literária” é um dos mais consolidados programas da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, sendo sempre muito bem recebido em todas as cidades.

 

 

 

Para comemorar seus 10 anos de existência, o “Viagem Literária” teve sua abrangência ampliada, se estendendo, em 2017, até o mês setembro, e alcançando um total de 90 municípios.

 

 

 

Entre os anos de 2012 e 2016, o programa realizou 1140 eventos, com 167 escritores e contadores convidados, atendendo a um o público de mais de 129 mil pessoas.