Publicado: qua, fev 1st, 2017

Primeiro carro elétrico brasileiro é aprovado: pequeno e barato

De longe, parece um carro de criança, daqueles de parque de diversão.De perto, mais ainda: ele tem pouco mais de um metro de largura e menos de 2 metros de comprimento.

E o modelo elétrico foi criado em Lajeado, no Rio Grande do Sul.O inventor é João Alfredo Dresch, de 68 anos, um empresário aposentado. Ele sonha em transformar sua criação no primeiro carro da categoria fabricado em escala comercial no país.

Ideia e o projeto

DSC05364No final de 2010, com investimento total de R$ 40 mil, o modelo estava pronto, pintado em “vermelho tangerina”, segundo descrição e escolha do próprio Dresch.

A ideia surgiu durante uma viagem à Itália, em 2009, ao ver carros elétricos circulando.

Dresch aproveitou para visitar fábricas e, mesmo sem conseguir arrancar detalhes sigilosos, nem ter formação superior específica, decidiu criar o seu.

Um molde em tamanho real foi feito de papelão, depois todo em madeira. Por último, foi revestido de fibra, para por fim ganhar estrutura de aço.

Estava com farolete de moto de baixa cilindrada, espelho de caminhão cortado ao meio e 14 baterias de jet ski, carregáveis em qualquer tomada 110 V ou 220 V.

Autonomia

Duas horas conectado na luz rendem duas horas de autonomia nas ruas.

Os bancos foram retirados de uma Meriva capotada, revestidos em couro vermelho e branco com o nome JAD, inicias do criador.

Sem maçanetas – o que, segundo Dresch, dificulta furtos –, abre, tranca e fecha os vidros por controle remoto.

Sustentável e Produção

Um popular gasta, em média, três vezes mais com combustível. “Esse aqui tu estacionas em qualquer lugar, porque ocupa o espaço de uma moto no estacionamento oblíquo e cabem três no lugar de uma vaga de carro tradicional – compara. Estimado em R$ 450 mil, o projeto foi pedido a especialistas em São Paulo, mas parou por falta de recursos. “Ainda é artesanal, mas daqui a 10 anos será o novo paradigma no transporte”, prevê Hollanda.

16342597O JAD tem as vantagens de qualquer carro elétrico: não polui, é isento de IPVA e tem baixo custo de rodagem, cerca de R$ 0,10 por quilômetro.

 

Ficha técnica

media_capa_univatesO inventor é João Alfredo Dresch, de 68 anos, um empresário aposentado.

Tamanho: 1,20 metro de altura, 1,05 metro de largura e 1,95 metro de comprimento

Peso: 295 quilos

Capacidade: duas pessoas

Motor: elétrico, tem rolamento especial de 5 CV

Velocidade máxima: 70km/h

Equipamentos: cinto de segurança, freio a disco nas quatro rodas, extintor de incêndio, freio de mão, estepe e carregador de bateria para tomadas convencionais 110 V ou 220 V

Bateria: 14 baterias de gel, com vida útil de até cinco anos

Autonomia: após duas horas carregando, o carro anda por duas horas Especificidades: não é automático e não tem marcha, tem apenas freio e acelerador.

A ré é acionada por um botão que inverte a polaridade do motor

Custo de rodagem: cerca de R$ 0,10 por quilômetro (valor gasto com energia elétrica)

Valor de venda: estimado entre R$ 15 mil e R$ 18 mil