Publicado: qua, dez 14th, 2016

Núcleo de Apoio à Saúde da Família anuncia equipe para o Setor Norte

NASF 1 –Setor Sul apresenta projetos desenvolvidos pelo programa em 2016; pedido para segunda equipe aguarda liberação do Ministério da Saúde

A equipe Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF1) – Setor Sul – formada por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizou, na última segunda-feira (12), uma apresentação com as ações e projetos desenvolvidos pelo programa em 2016 e as metas para o próximo ano. Dentre as novidades anunciadas para 2017, está a implantação de mais uma unidade na Zona Norte de Votuporanga.

A diretora da Atenção Básica, Vera Dorigão, agradeceu aos profissionais do NASF 1 – Setor Sul pela dedicação e pela realização das ações exitosas. Vera contou que, graças ao bom desempenho obtido pelo programa, o pedido para implantação de um segundo Núcleo já foi encaminhado ao Ministério da Saúde em junho deste ano e o município aguarda a liberação. “A partir da autorização federal, um segundo NASF 1 será composta para apoiar as demais equipes de estratégia de saúde da família nos territórios ainda não atendidos. Ampliar a abrangência de atuação do órgão para todo município permitirá a efetividade das ações em saúde na atenção básica” – comemora Vera.

Para a fonoaudióloga responsável pela organização dos trabalhos realizados pelo NASF 1 – Setor Sul, Maria Ignez Pedroso, o desenvolvimento maciço das atividades praticadas pela equipe nas unidades de saúde da região sul foi promovido a partir de 2013, sendo que todas as ações realizadas daquele ano em diante estão elencadas e descritas atualmente no site do NASF, disponibilizado no Portal da Prefeitura de Votuporanga.

De lá para cá, os atendimentos intersetoriais, realizados com as Secretarias de Assistência Social e Educação, por meio de atividades coletivas possibilitaram a criação de grupos que favorecem integralmente e, cada vez mais, a saúde dos pacientes. “Por meio do Núcleo, oferecemos os grupos de práticas corporais, de caminhada, de promoção à saúde do idoso, de incentivo às praticas sociais de leitura e escrita para crianças e adolescentes, de orientações fonoaudiológicas às famílias de crianças com atraso no desenvolvimento da linguagem, de promoção do uso racional de medicamentos, dentre outros. Há, inclusive, o apoio de profissionais do NASF para os grupos já existentes na Atenção Básica, tais como os de aleitamento materno e os de gestantes”, explicou.

O encontro reuniu no Polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) e envolveu os colaboradores das unidades de saúde apoiadas pelo NASF Sul: Consultório Municipal “Dr. Jerônimo Figueira da Costa”, Jardim Marin; Consultório Municipal “Dr. Ruy Pedroso”, Palmeiras I e Consultório Municipal “Dr. Gumercindo Hernandes Morales”, no São João.

NASF

Criado pela Portaria 154/08 do Ministério da Saúde, o NASF tem a função de promover o apoio técnico-pedagógico e assistencial às equipes de estratégia da saúde da família, na prevenção e na promoção da saúde; e, desde 2010, é executado em Votuporanga. Os profissionais que integram a equipe atuam de acordo com as demandas identificadas pela equipe do PSF (Programa de Saúde da Família) e PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde) e também por proposições de consultas compartilhadas, de trabalhos em grupos, visando à qualidade de vida da população.

Conheça um pouco mais sobre as ações desenvolvidas pelo NASF no site da Prefeitura de Votuporanga – Votuporanga.sp.gov.br, clicando em “NASF” encontrado no link “Saúde”.