Publicado: sáb, dez 12th, 2015

O carro de quase R$ 1 milhão chega a região

O que o Homem de Ferro, o Christan Grey, de Cinquenta Tons de Cinza, e o Neymar tem em comum? Todos eles dirigem um dos carros mais cobiçados dos últimos anos: o Audi R8. E agora ele está disponível em Rio Preto, como a grande novidade da concessionária Euro Motors, especializada em veículos premium, custando R$ 959 mil. Isso mesmo, o Audi R8 vale quase R$ 1 milhão. Com esse valor, por exemplo, dá para comprar aproximadamente 117 Fuscas e 28 Gols zero quilômetro.

Mas os seus gastos não param na compra, afinal, além do valor investido, ainda há o gasto com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que fica em torno de R$ 38 mil, considerando que a Secretaria da Fazenda cobra 4% do valor venal do veículo. Com o valor pago no impostos é possível comprar um carro popular zero quilômetro.

No entanto, para o público foco do veículo e da marca, esse é um dos melhores no quesito custo-benefício, afirma o engenheiro mecânico Euclides Facchini Neto, rio-pretense proprietário de um R8 há quase dois anos. “Sempre quis um carro esportivo. Fiz teste em outras marcas, como Ferrari e Lamborghini, mas nenhuma delas me ofereceu a estabilidade e o conforto que encontrei no R8. Além disso, o custo da revisão básica de um R8, por exemplo, é bem menor que o das outras marcas. Para uma Ferrari você vai pagar uns R$ 10 mil, o R8 fica em aproximadamente R$ 1,5 mil.”

Concessionária

O R8 é apenas um dos 11 novos modelos das marcas Audi, Land Rover, Jaguar e BMW que a Euro Motors traz para Rio Preto para atender aos clientes do segmento premium, que segundo os novos diretores da concessionária, continua aquecido. “Entramos no momento ideal neste mercado”, garante César Tomé Garetti Filho, um dos diretores da Euro Motors. “Assumimos a Euro Motors e vimos a necessidade de trazer novidades para dar um novo fôlego ao mercado local que era deixado de lado pela empresa que administrava a marca em Rio Preto antes”, conta Wilson Mattias, diretor da concessionária.

O segmento de carros de luxo está na contramão da economia nacional, com as vendas superando todas as expectativas. Segundo os empresários, a meta inicial era vender nos meses de outubro, novembro e dezembro 80 veículos, entre carros e motos, mas, somente em novembro, foram comercializados 60. “Os veículos são sonho de consumo. O mercado está aquecido e a fabricação de alguns modelos no Brasil torna este sonho mais acessível”, diz Wilson. A nova gestão também investiu em funcionários para oferecer um atendimento mais personalizado e de qualidade, com a geração de 70 novos empregos, afirma Dreisson Mattias, diretor da concessionária. “Aumentamos em 20% o número de funcionários.”

Seminovos

Outra novidade da nova gestão da Euro Motors é o investimento em seminovos. “Acreditamos muito nesse mercado, por isso trouxemos essa ideia para cá. A venda do carro zero quilômetro, hoje em dia, depende muito do seminovo, posso dizer que aproximadamente 80% vem da negociação do carro antigo do cliente”, afirma Garetti Filho. O setor de seminovos cresceu cresca 40% em 2015.